A traição de Judas

Existe muta controvérsia sobre o que motivou Judas a entregar Jesus aos romanos. Ganância? O desejo de consagrar o Mestre? Talvez a causa seja mais prosaica... E aí entra uma personagem histórico pouco conhecido. Zebedias foi um caminhoneiro da Judéia, contemporâneo de Cristo, que presenciou os momentos anteriores ao beijo de Judas. É de seu livro apócrifo que emergem pistas sobre o que motivou a traição. Os eventos narrados a seguir descrevem o que ocorreu logo após a Última Ceia.

Livro de Zebedias, Capítulo 3, versículos 6 a 26:

6 então Tiago virou-se para Jesus e disse: "delicioso flan, não?", e Jesus assentiu dizendo: "divino!", e então Jesus, Tiago, Pedro e Judas se dirigiram à mesa menor.

7 Pedro sentou-se à frente de Jesus, Tiago à frente de Judas.

8 Judas então tomou um maço e de forma hábil o embaralhou, ofereceu este maço a Pedro, que realizou um corte seco e disse: "desce", apontando para a parte do maço que restou na mão de Judas.

9 Judas então deu duas cartas para Jesus, e deitou à mesa um 3, e Pedro disse: "pé que vira 3 não sabe o que fez!", e Jesus assentiu.

10 Judas deu mais uma carta para Jesus, e 3 para todos.

11 ao olhar suas cartas Judas viu uma espadilha e um 3, recebeu de Tiago o sinal de 3, e observou o semblante de Jesus, que continuou sereno.

12 Jesus então deitou à mesa um 5, seguido de Tiago, com um 7, Pedro com um Rei e, finalmente, Judas, com um 3, dando à Tiago e Judas a vitória na primeira mão.

13 Judas sorriu e disse sem temor: "truco!"

14 Pedro, eufórico, subiu em sua cadeira, batendo na mesa e gritando "meio pau ladrão! meio pau!". Jesus o olhou com ar de reprovação, Pedro sentou-se em sua cadeira e de forma comedida disse: "seis!"

15 Tiago respondeu, comedidamente, com: "nove!". Jesus e Pedro concordaram.

16 Judas, então, deitou na mesa sua espadilha, regozijando-se.

17 Jesus deitou sobre a carta de Judas um zap. Tiago e Pedro esconderam suas cartas.

18 Jesus então olhou para Judas e para Tiago e, voltando-se para Judas, disse: "doze!".

19 Judas olhou para Tiago, que ainda tinha seu 3, e pensou: "ora, fizemos a primeira, se amarrar, ganhamos!", e sem a oposição de Tiago, aceitou.

20 Jesus então colocou sua carta na palma de sua mão, com as costas para cima, depositou saliva nela e a grudou na sua própria testa, descobrindo-a então. E todos viram um sete copas.

21 Tiago disse algo que foi imediatamente repreendido por Jesus. Judas apenas observou, incrédulo.

22 então Jesus e Pedro levantaram a mesa para que Judas e Tiago passassem sob ela. Pedro, irredutível ao olhar de Tiago disse: "foi de lambreta!". E Tiago e Judas passaram por debaixo da mesa.

23 Judas, ainda incrédulo, olhou para Jesus e disse: "casal maior?". E Jesus assentiu com a cabeça e disse de forma serena: "sim, sim!".

24 Então Judas olhou para Jesus, ainda incrédulo e disse: "o Senhor curou o leproso, ressuscitou Lázaro, multiplicou o pão, transformou água em vinho e, e, e, o casal maior, foi sorte?". E Jesus assentiu com a cabeça e disse, de forma serena: "sim, sim!"

25 E quando Judas tentou mais uma vez argumentar, foi interrompido por Tiago, que com a mão serena sobre seu ombro disse: "deixe estar, a próxima é nossa!".

26 Pedro então disse: "quem quer dar uma esticadinha até o Gethsêmani?"

O resto está em livros como Lucas, Mateus, Marcos, Gertrudes e Cauã (livro apócrifo um pouco mais recente)...

Comentários